Projeto Pedagógico

 

A Importância da Capoeira na Escola

“A capoeira é uma arte que engloba várias artes e, como tal, compreende a vida de maneira diferente, com mais jogo de cintura para suportar melhor as adversidades e vivenciar mais intensamente suas emoções.”    (p87, Capoeira na Universidade)

 

OBJETIVO

     A capoeira, devido à riqueza de movimentos suaves e ritmados, é uma excelente alternativa para a atividade física e terapêutica nos dias atuais, na qual se podem utilizar diferentes metodologias, criando novas opções para a prática dessa atividade.

     Acreditamos que o objetivo do educador e do homem, de uma forma geral, seja a responsabilidade por tudo que acontece no meio social. Tomando as palavras do pedagogo Paulo Freire: “... O homem é um ser em mudanças e é responsável pela sua historicidade...”, isto é, o homem tem o compromisso objetivo e real de transformar, educar-se e educar. Todo homem deve ser sujeito de sua própria história, deve ser sujeito de transformação. Aquele que se deixa ser objeto jamais poderá assumir, verdadeiramente, o compromisso da mudança.

A importância da capoeira para a educação está diretamente ligada ao processo de desenvolvimento psicomotor, pois atuando na evolução do movimento da criança e do adulto favorece bastante a  psicomotricidade.

O principal objetivo desse trabalho é favorecer o espírito criativo e desenvolver aspectos da sensibilidade através da prática da capoeira para que a criança e o adulto possa analisar, sintetizar e refletir sobre os problemas que por ventura venha a encontrar.

 

JUSTIFICATIVAS

DESENVOLVIMENTO FÍSICO

     A capoeira, pode, através de seus cantos, musicalidade e instrumentação, além dos seus movimentos expressivos corporais , oportunizar um desenvolvimento da motricidade fina.

     Com a capoeira, aprende-se a trabalhar com o peso e a elasticidade do próprio corpo, o que é altamente recomendado para pessoas com problemas de coordenação motora.

    

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

     A capoeira pode ser encarada como um elo harmônico corpo/mente, valorizando talentos e potencialidades humanas e fazendo reconhecer limites e possibilidades. Exerce ainda uma influência marcante no aspecto cognitivo e afetivo, além do motor.

A musicalidade da capoeira tem grande valor social, já que devido a necessidade de cantar, bater palmas, jogar e participar, à inibição vai aos poucos sendo deixada de lado.

 

DESENVOLVIMENTO CULTURAL

     Como folclore, a capoeira é uma manifestação popular que preserva as tradições culturais de um povo, seus cantos, suas lendas, suas músicas e expressões corporais. Isso contribui para o desenvolvimento cultural do indivíduo, pois ele passa a observar e tentar entender o porquê de cada movimento, na tentativa de criar algo novo. Isso fascina o aluno a aprender não apenas o esporte, mas também um pouco mais sobre tudo o que acontece a sua volta, se tornando um cidadão participativo e consciente de suas atitudes.

 

METODOLOGIA

Trabalhar com a capoeira na perspectiva educacional e pregando o respeito e a cortesia, e não a violência é um grande desafio. Acreditamos ser uma tarefa complexa divulgar a capoeira sem apelar para a brutalidade. Significa abrirmos mão das nossas vaidades e aprendermos a controlar nossos impulsos agressivos, adquiridos ao longo da vida.

Na verdade é preciso sabedoria para demonstrar superioridade sem termos que, necessariamente, agredir o parceiro, o camarada. Nesse momento o papel do professor é fundamental, pois é sua orientação que encaminhará o aluno a se relacionar bem, mostrando que dessa forma o retorno será evidentemente igual. 

     Podemos com nossas atitudes enquanto capoeiristas ajudar a construir um mundo de relações amistosas, de solidariedade, onde predomina o amor ao próximo, não obstante a competição (de maneira saudável).

     Entendemos que a capoeira pode ser praticada para diversos fins: condicionamento físico, lazer, exposição cultural, luta, porém, em nenhum momento, ela deve promover a violência.

     Nossa metodologia varia de acordo com as idades.

     Crianças de 02 a 06 anos aprendem a capoeira através de brincadeiras, que envolvam não só a psicomotricidade, como limites e respeito ao próximo.

     Crianças de 07 a 13 anos aprendem a capoeira na sua essência, como luta, sua história, suas modificações atuais, a tocar instrumentos, o respeito ao próximo e limites. Já começam a pesquisar sobre o tema e fazer trabalhos pedidos.

     Acima dos 14 anos, aprendem a luta, defesa pessoal e começam a criar uma responsabilidade maior dentro da arte.

 

CRONOGRAMA

Crianças

No. de aulas/semana

Duração

Até 06 anos

Uma ou duas vezes

30 minutos

Até 13 anos

Duas vezes

1 hora

Acima de 14 anos

Duas vezes

1 hora

 

MATERIAL

  • Uniforme

     O uniforme consiste em uma calça branca de helanca com o logotipo do grupo, uma camisa com o logotipo do grupo e uma corda que é usada na cintura para representar a graduação.

  • Condição do local

      É necessário apenas um espaço livre com possibilidade de som, como quadras, pátios, salas vazias, etc.

  • Horário e Mensalidade

     A tratar com a direção da instituição de ensino.

 

CONCLUSÃO

     A capoeira tem demonstrado que, através de profissionais, competentes e comprometidos, pode ser articulada à relação ensino-aprendizagem, contribuindo muito para a construção do saber e para a formação de cidadãos críticos e responsáveis.

     É através da postura do professor capoeirista e de suas ações que o aluno vai aprender a ter disciplina, bom comportamento e ser coerente com seus atos.

     Enfim, parece-nos bastante relevante, estimular e possibilitar a prática da capoeira na escola, não só por todos os fatores aqui relatados ou pela ludicidade tão presente em sua constituição, mas também pela essência histórica e cultural que expressa toda a identidade do povo brasileiro.

 

 

Autora: Regina Martins Saldanha - Graduada Nina

             Pedagoga e Pós-Graduada em Psicomotricidade